Terremoto de 7,7 atinge Mianmar e Tailândia, deixa ao menos 16 mortos e causa destruição
- Marcus Modesto
- 28 de mar.
- 1 min de leitura
Um forte terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar, no Sudeste Asiático, na manhã desta sexta-feira (28), causando destruição e deixando ao menos 16 mortos. O tremor, que teve epicentro a cerca de 17,2 km de Mandalay, segunda maior cidade do país, também foi sentido na vizinha Tailândia, onde um prédio em construção desabou na capital, Bangkok.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o terremoto ocorreu a uma profundidade de 10 km e foi seguido por um forte tremor secundário. Em Mandalay, cidade com aproximadamente 1,5 milhão de habitantes, diversos edifícios ruíram, espalhando destroços pelas ruas. “Todos nós corremos para fora de casa quando tudo começou a tremer. Vi um prédio de cinco andares desabar diante dos meus olhos”, relatou um morador.
As equipes de resgate em Mianmar seguem em busca de vítimas, enquanto na Tailândia, ao menos uma pessoa morreu e dezenas de trabalhadores foram retirados dos escombros do arranha-céu que colapsou em Bangkok, segundo o Instituto Nacional de Medicina de Emergência do país.
Testemunhas relataram cenas de pânico tanto em Mandalay quanto em Rangoon, maior cidade de Mianmar, onde muitas pessoas deixaram suas casas temendo novos tremores. Em Bangkok, uma torre de escritórios balançou por cerca de dois minutos, levando centenas de funcionários a evacuar o local às pressas.
O impacto do tremor também foi sentido na província de Yunnan, na China, que faz fronteira com Mianmar, mas não há relatos de vítimas no país. As autoridades birmanesas e tailandesas seguem monitorando os danos e possíveis novos desdobramentos da tragédia.

Kommentare