Trump e Putin se reúnem no Alasca para discutir cessar-fogo na guerra da Ucrânia; Zelensky fica de fora
- Marcus Modesto
- 15 de ago.
- 1 min de leitura
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder russo, Vladimir Putin, se encontram nesta sexta-feira (15) no Alasca para discutir um possível cessar-fogo na guerra da Ucrânia. Será a primeira cúpula entre os dois países desde o início do conflito, em fevereiro de 2022, e o primeiro encontro a sós dos líderes desde 2018. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, não foi convidado.
Putin afirmou esperar que o encontro possa “selar a paz mundial”, mas condicionou um acordo a negociações sobre o uso de armas estratégicas, incluindo as nucleares. O líder russo também indicou que não abrirá mão dos cerca de 20% do território ucraniano atualmente sob controle de Moscou.
Trump disse acreditar na possibilidade de entendimento, mas estimou em 25% o risco de fracasso, comparando a negociação a “uma partida de xadrez”. Embora tenha garantido a líderes europeus que não assinará um pacto sem o aval de Kiev, o presidente norte-americano admitiu que novas rodadas de conversas podem ocorrer antes da participação de Zelensky.
A primeira hora da reunião será restrita a Trump, Putin e seus intérpretes. Depois, ministros e secretários de alto escalão se juntarão às negociações. Ao final, os dois líderes devem conceder entrevista coletiva para anunciar eventuais avanços — ou reconhecer um impasse.




Comentários