Verão no Rio: Prefeitura reforça regras para manter ordem e convivência nas praias
- Marcus Modesto
- 30 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
Com o aumento expressivo de frequentadores nas praias do Rio de Janeiro durante o verão, a Prefeitura passou a intensificar a fiscalização e a divulgação das normas que regulam o uso da orla. As medidas atingem banhistas, quiosques e ambulantes e buscam reduzir conflitos, garantir segurança e preservar o espaço público.
Entre as proibições está o uso de caixas de som na faixa de areia. A reprodução de música é permitida apenas nos quiosques e dentro de horários definidos, das 12h às 22h. O descrespeito às regras pode resultar em multa de R$ 1 mil, valor que sobe para R$ 2 mil em caso de reincidência. Em situações de insistência na irregularidade, o estabelecimento ainda corre o risco de perder a licença de funcionamento.
Atividades esportivas também seguem restrições. A altinha, bastante popular entre os banhistas, não pode ser praticada perto do mar das 8h às 17h, período em que deve ocorrer apenas nas áreas mais próximas ao calçadão. Já o futevôlei não é permitido na beira d’água, sendo obrigatória a montagem das redes em locais previamente autorizados, afastados da circulação de pessoas.
Outro ponto de atenção envolve a mobilidade. Desde maio, um decreto municipal proíbe a circulação e até o estacionamento de ciclomotores, patinetes motorizados e veículos semelhantes tanto no calçadão quanto na areia das praias.
Até o passeio com cães é regulamentado. A presença dos animais é permitida desde que estejam com guia, e algumas raças ou portes exigem o uso de focinheira. O tutor também é responsável pela limpeza do local e pelo controle do animal, evitando transtornos a outros frequentadores.




Comentários