Volta Redonda promove Carnaval inclusivo nos serviços de assistência social
- Marcus Modesto
- 27 de fev.
- 2 min de leitura
Carnaval:
A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), iniciou uma série de atividades carnavalescas voltadas aos usuários dos serviços socioassistenciais da cidade. A programação inclui decorações coloridas, muita música e um ambiente acolhedor para garantir a alegria dos participantes.
As comemorações começaram na manhã desta quarta-feira (26), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Volta Grande, com um animado baile para os idosos do grupo de convivência Experiência e Esperança. A festa contou ainda com a presença do Caminhão da Brinquedolândia, que levou diversão às crianças atendidas pela unidade, proporcionando momentos de lazer e interação.
No Centro de Atendimento para Pessoas Idosas com Alzheimer e Familiares – o Centro-Dia Synval Santos – o foco foi o bem-estar emocional e a socialização. Os idosos participaram de uma matinê animada, com marchinhas e grandes sucessos do Carnaval, resgatando memórias afetivas e fortalecendo os laços entre os participantes.
A secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, destacou a importância da iniciativa para a saúde e qualidade de vida dos idosos. “Eles esperam ansiosamente por esses momentos de alegria. Nosso objetivo é promover a união e o convívio social, pois isso impacta diretamente o bem-estar físico e mental. Criamos essa festa com muito carinho, pois acreditamos que momentos assim fazem bem para o corpo e para a alma”, afirmou.
Programação segue durante a semana
As atividades continuam ao longo da semana, levando o espírito do Carnaval para outras unidades. Nesta quinta-feira (27), os usuários do Centro Dia de Atendimento à Pessoa com Deficiência (CAPD), no bairro Aterrado, participam de uma matinê no Clube Comercial.
No mesmo dia, será realizada uma ação educativa para conscientizar a população sobre a importância do enfrentamento de violações de direitos, como a violência sexual e o trabalho infantil. A iniciativa acontece na Avenida Amaral Peixoto, no Centro, a partir das 9h, reunindo entidades governamentais e organizações da sociedade civil voltadas à proteção de crianças e adolescentes.
Os usuários do CAPD II, localizado no bairro Siderópolis, também participam de atividades às 10h e às 15h30, dentro da unidade. Além disso, outras ações estão programadas para os bairros Morada do Campo, às 13h, e Três Poços, às 9h.
O encerramento das festividades será na sexta-feira (28), com eventos nos Cras dos bairros Eucaliptal e Água Limpa, além do Centro-Dia da Pessoa Idosa, encerrando a semana com muita animação.
Foto Geraldo Gonçalves

コメント