Volta Redonda sedia Conferência Regional dos Direitos da População LGBTQIA+ neste sábado (24)
- Marcus Modesto
- 22 de mai.
- 2 min de leitura
A cidade de Volta Redonda recebe, neste sábado (24), a Conferência Regional dos Direitos da População LGBTQIA+, promovida pelo Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTI+ e pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O evento faz parte de uma série de 11 encontros regionais que acontecem em diferentes cidades fluminenses, reunindo representantes da sociedade civil, do poder público e movimentos sociais.
O encontro tem como tema “Construindo Políticas Públicas no Rio de Janeiro” e acontece em dois locais: na Câmara Municipal de Volta Redonda, na Avenida Evangelista de Oliveira Franco, 511, Jardim Paraíba, e na Universidade Estácio de Sá, que fica na Avenida Lucas Evangelista, 530 – Aterrado, em frente à Câmara.
A Conferência Regional é aberta ao público, para pessoas acima de 18 anos, e reúne representantes dos municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Volta Redonda, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Valença, Mendes, Rio das Flores e Engenheiro Paulo de Frontin. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos links disponíveis nas redes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, do Programa Rio Sem LGBTIfobia e do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+.
Os participantes terão direito a certificado, além de alimentação gratuita (café da manhã, almoço e café da tarde). O objetivo do encontro é debater demandas regionais e eleger delegados que irão representar o Sul Fluminense na 4ª Conferência Estadual de Políticas Públicas e dos Direitos das Pessoas LGBTIQIA+, que acontecerá entre os dias 6 e 9 de agosto, no Rio de Janeiro.
— “A Conferência Regional é fundamental para discutir as principais demandas da região. Ela prepara os delegados e delegadas com mais conhecimento e alinhamento para defenderem as pautas na etapa estadual”, destacou Ernane Alexandre, presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTI+ e superintendente de Políticas Públicas LGBTI+ do governo estadual.
Após nove anos, a Conferência Estadual volta a ser realizada. O decreto de convocação foi assinado pelo governador Cláudio Castro no dia 28 de junho de 2024, marcando a retomada do processo de fortalecimento das políticas públicas para a população LGBTQIA+ no estado.
— “As Conferências Regionais são essenciais para fortalecer o protagonismo dos movimentos locais e garantir uma construção mais democrática na etapa estadual”, afirmou Cláudio Nascimento, vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTI+ e presidente do Grupo Arco-Íris.
A 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ é organizada pelo Conselho Estadual LGBTI+/RJ e pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, com apoio do Programa Rio Sem LGBTIfobia, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+.
Próximas Conferências Regionais no estado do Rio:
• 24 de maio – Volta Redonda – Regional Nº 5
• 31 de maio – Angra dos Reis – Regional Nº 6
• 7 de junho – Campos dos Goytacazes – Regional Nº 2
• 8 de junho – Niterói – Regional Nº 9
• 5 de julho – Três Rios – Regional Nº 11
• 12 de julho – Duque de Caxias – Regional Nº 10
• 19 de julho – Cidade do Rio de Janeiro – Regional Nº 8

Comentarios