top of page
Buscar

Zanin Retira Sigilo de Investigação Sobre Deputados do PL Acusados de Desvio de Emendas

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • 5 de fev.
  • 1 min de leitura

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a retirada do sigilo do processo que investiga três deputados do PL por suspeita de envolvimento em um esquema de desvio de recursos provenientes de emendas parlamentares. A denúncia, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), aponta que Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA) e Bosco Costa (PL-SE) teriam papel central na suposta “comercialização” dessas emendas.


De acordo com a PGR, as provas reunidas incluem trocas de mensagens via WhatsApp, depoimentos de testemunhas e documentos apreendidos em buscas autorizadas pela Justiça. O vice-procurador-geral da República, Hindemburgo Chateaubriand, destacou um diálogo no qual Josimar Maranhãozinho expressa preocupação com o fato de uma conta bancária indicada para o recebimento das vantagens indevidas estar em nome de Pastor Gil e não de terceiros.


Defesa Alega Cerceamento


Os parlamentares, acusados de negociar pelo menos R$ 7 milhões em emendas, alegam que a denúncia não detalha com precisão suas condutas e denunciam cerceamento de defesa devido à suposta falta de acesso às provas.


Esse caso faz parte de um conjunto mais amplo de aproximadamente 20 investigações em curso no STF sobre o uso irregular de emendas parlamentares. Para discutir a execução das medidas determinadas pela Corte, o ministro Flávio Dino agendou uma audiência no dia 27 de fevereiro, com a participação dos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre.

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page