Ministério da Saúde avança na modernização do SUS e Barra Mansa se prepara para implantar o e-SUS Regulação
- Marcus Modesto
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Barra Mansa está se preparando para implantar o e-SUS Regulação, nova ferramenta digital desenvolvida pelo Ministério da Saúde para aprimorar a regulação assistencial no Sistema Único de Saúde (SUS). A cidade está na fase final de ajustes e alinhamento de procedimentos para iniciar o uso da plataforma, que substituirá o antigo SISREG III.
Gratuito e totalmente online, o e-SUS Regulação é parte da estratégia nacional de informatização da saúde pública, com foco na transparência, integração e eficiência da gestão de vagas e serviços. O sistema permite o controle de agendamentos, encaminhamentos e solicitações de procedimentos de forma padronizada e segura, fortalecendo a integração entre os diferentes níveis de atenção à saúde.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Sérgio Gomes, a adesão ao sistema representa um importante avanço para a rede pública local. “A iniciativa do Ministério da Saúde é fundamental para que os municípios modernizem seus processos e garantam um acesso mais justo e ágil aos serviços. Com o e-SUS Regulação, conseguiremos integrar melhor a Atenção Básica à especializada, além de qualificar o monitoramento dos pacientes e a gestão das informações”, destacou.
Sérgio também ressaltou que a ferramenta vai proporcionar mais agilidade para os profissionais e para os usuários do SUS. “A nova plataforma permitirá que os atendimentos sejam organizados de forma mais eficiente, com encaminhamentos adequados e menor tempo de espera. Esperamos reduzir filas e ampliar o acesso aos serviços de saúde”, afirmou.
A próxima etapa em Barra Mansa será a capacitação dos profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e reguladores, que receberão treinamento específico para o uso do e-SUS Regulação. A ação segue a orientação do Ministério da Saúde, que vem promovendo a qualificação técnica dos municípios para garantir o sucesso na implementação da nova ferramenta em todo o país.
Foto Chico de Assis

Comments