Morre o escritor Affonso Romano de Sant’Anna aos 88 anos
- Marcus Modesto
- 4 de mar.
- 1 min de leitura
Morreu na manhã desta terça-feira (4) o escritor e poeta Affonso Romano de Sant’Anna, aos 88 anos. Mineiro de Belo Horizonte, ele faleceu em casa. Diagnosticado com Alzheimer em 2017, Affonso era viúvo da também escritora Marina Colasanti, que morreu recentemente, no dia 28 de janeiro.
Affonso Romano foi um dos grandes cronistas da literatura brasileira, escrevendo para veículos como Jornal do Brasil, O Globo, Estado de Minas e Correio Braziliense. Autor de mais de 60 livros, transitou por diversos gêneros, com destaque para a poesia e a crônica. Entre suas obras mais conhecidas estão Que País é Este? (1980), A Mulher Madura (1986) e Sísifo Desce a Montanha (2012). Em 2006, recebeu o Prêmio Jabuti na categoria Poesia pelo livro Vestígios.
Nascido em 27 de março de 1937, Affonso publicou seu primeiro livro de ensaios, O Desemprego do Poeta, em 1962. Seu primeiro livro de poesias, Canto e Palavra, veio em 1971. No ano seguinte, lançou sua tese de doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais, Drummond, o Gauche no Tempo, que se tornou uma referência nos estudos sobre Carlos Drummond de Andrade.
O velório será realizado nesta quarta-feira (5), das 11h às 14h, na Capela Histórica do Cemitério da Penitência, no bairro do Caju, Zona Norte do Rio de Janeiro.




Comentários