Programa Conexões Musicais traz Orquestra de Cordas da OSB a Volta Redonda na próxima semana
- Marcus Modesto
- há 6 horas
- 2 min de leitura
A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) retorna a Volta Redonda entre os dias 16 e 20 de setembro com uma nova edição do programa Conexões Musicais, promovido pela Fundação OSB. Durante cinco dias, músicos da orquestra estarão na cidade ministrando aulas, participando de ensaios abertos e se apresentando ao lado de alunos do projeto Volta Redonda Cidade da Música.
A iniciativa, que conta com o patrocínio da NTS (Nova Transportadora do Sudeste) e apoio do Ministério da Cultura, tem como objetivo aproximar jovens músicos do universo profissional e fortalecer a formação artística local.
As atividades começam na terça (16) e quarta-feira (17), às 14h30, na sede do programa Cidade da Música, no bairro Vila Mury. O Quarteto de Cordas da OSB – formado por Matheus Vieira e Ramon Feitosa (violinos), Whashington Couto (viola) e Fernando Bru (violoncelo) – ministrará masterclasses de instrumentos e fará um ensaio aberto aos alunos. Na quinta-feira (18), às 19h, será realizado um recital com os estudantes do projeto.
Na sexta-feira (19), o Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr., no bairro Laranjal, receberá dois concertos didáticos do quarteto, às 14h e 15h15, voltados para estudantes da rede de ensino.
O ponto alto da programação acontece no sábado (20), às 19h, também no teatro. O concerto de integração reunirá o Quarteto de Cordas da OSB, a Orquestra de Cordas de Volta Redonda – regida pela maestra Sarah Higino – e o Coro Infantojuvenil do Cidade da Música. A apresentação será aberta ao público, com entrada gratuita.
Segundo a maestra Sarah Higino, o encontro representa uma oportunidade única para os jovens músicos da cidade.
— A presença do Quarteto da OSB proporciona uma troca valiosa de experiências, especialmente para aqueles que sonham seguir carreira musical, seja como instrumentistas ou professores. Essa filosofia está no coração do projeto Cidade da Música, idealizado pelo maestro Nicolau Martins de Oliveira, de formar músicos completos, que também sejam educadores — destacou.
Foto Cris Oliveira

Comentários