top of page
Buscar

Resende promove edição especial do “Passeio Histórico com Olhar Afro-Centrado” no sábado

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • 4 de nov.
  • 1 min de leitura

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizará no próximo sábado (8), às 9h, uma edição especial do projeto “Passeio Histórico com Olhar Afro-Centrado”. A iniciativa promove uma caminhada pelo Centro Histórico da cidade destacando, especialmente neste roteiro, a presença, contribuição e protagonismo da população negra na formação histórica e cultural do município.


Por conta do mês da Consciência Negra, esta edição terá narrativa diferenciada, ressaltando a relação da população afrodescendente com os prédios, monumentos e espaços simbólicos de Resende. O percurso vai abordar períodos como a escravidão, além de contextualizar o legado africano, o papel dos afro-brasileiros na construção da cidade e referências históricas que impactaram diretamente a cultura local e nacional.


O diretor do Arquivo Histórico, Angelo de Paula, destaca que a proposta busca garantir representatividade e reconstrução da memória sob outro olhar. Segundo ele, o objetivo é fazer com que a população negra de Resende se reconheça como parte ativa da história oficial, que muitas vezes ignora ou deturpa esta participação.


O encontro terá início na Ponte Nilo Peçanha (Ponte Velha), em Campos Elíseos, seguindo até a Praça Oliveira Botelho e incluindo pontos como a Praça do Centenário, Igreja do Rosário, Casa da Cultura Macedo Miranda, Associação Operária e Parque Zumbi. A atividade é gratuita e não exige inscrição prévia.

Foto Divulgação

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page