Volta Redonda sobe em ranking de competitividade e registra avanços em qualidade de vida
- Marcus Modesto
- há 20 minutos
- 2 min de leitura
A cidade de Volta Redonda apresentou melhora em diferentes indicadores de desenvolvimento e bem-estar da população. O levantamento mais recente foi o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, divulgado nesta quarta-feira (27) pelo CLP (Centro de Liderança Pública), no qual o município passou da 6ª para a 5ª posição entre as cidades do estado do Rio de Janeiro.
O ranking avalia a capacidade das cidades em gerar qualidade de vida, considerando áreas como saúde, segurança, educação e saneamento.
Educação e saneamento em destaque
Entre os pontos de maior destaque para Volta Redonda estão os avanços na educação. O município alcançou o 1º lugar no Ideb referente aos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e a 3ª posição nos anos iniciais (1º ao 5º ano).
No pilar de saneamento básico, a cidade também obteve resultados positivos. Volta Redonda ficou em 1º lugar no estado nos indicadores de coleta de esgoto e resíduos domésticos, além da destinação adequada do lixo. Houve ainda avanço na cobertura de abastecimento de água e no tratamento de esgoto.
Segurança e desenvolvimento
Outros levantamentos também apontam melhorias. Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), Volta Redonda completou em agosto o quinto mês consecutivo sem registro de roubo de veículos e apresentou redução significativa em índices de criminalidade.
No Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), a cidade conquistou a 2ª melhor colocação no estado, atrás apenas da capital, com índice geral de 0,7556 (em escala de 0 a 1).
Gestão municipal
O prefeito Antonio Francisco Neto afirmou que os resultados refletem o planejamento adotado desde que reassumiu a administração, em 2021:
“Conquistamos avanços importantes, com apoio do Governo do Estado, mas sabemos que muito ainda precisa ser feito. Os resultados nos rankings mostram que estamos no caminho certo para transformar Volta Redonda no lugar que todos sonhamos viver.
Foto Cris Oliveira
