Com decisão de Flávio Dino, Marcelo Cabeleireiro pode assumir mandato na Alerj a qualquer momento
- Marcus Modesto
- há 7 horas
- 2 min de leitura
O ex-deputado estadual Marcelo Borges da Silva, conhecido como Marcelo Cabeleireiro (DC), está prestes a reassumir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A expectativa foi reforçada após o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), assinar e encaminhar o acórdão da decisão que alterou as regras para distribuição das sobras eleitorais.
Com o despacho, publicado nesta sexta-feira (23), caberá agora ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) formalizar a retotalização dos votos e oficializar a posse de Marcelo, o que pode ocorrer a qualquer momento, conforme os trâmites da Justiça Eleitoral.
A decisão do STF, tomada por 6 votos a 5, estabeleceu novos critérios para o preenchimento das vagas remanescentes nas casas legislativas. As novas regras exigem que o partido alcance pelo menos 80% do quociente eleitoral e que o candidato tenha no mínimo 20% desse quociente. Essa mudança impactou diretamente a composição de assembleias e câmaras municipais em todo o país.
Nas eleições de 2022, Marcelo obteve 31.556 votos, número que, à época, não foi suficiente para garantir sua reeleição. Com a mudança nas regras, a situação foi revertida, abrindo caminho para seu retorno ao Legislativo fluminense.
Natural de Barra Mansa, Marcelo Cabeleireiro iniciou sua carreira política como vereador, sendo eleito por quatro mandatos , e presidente da Câmara por quatro mandatos. Em 2018, conquistou sua primeira eleição como deputado estadual, atuando na base governista e em diversas comissões da Alerj.
Nos bastidores, aliados de Marcelo já se movimentam para sua volta, enquanto a expectativa cresce entre seus eleitores e apoiadores na região Sul Fluminense. O TRE-RJ deve se manifestar nos próximos dias sobre os procedimentos para formalizar a posse.

Komentāri