Secretaria de Defesa Animal de VR Anuncia Chipagem de Pets e Avanços no Hospital Veterinário
- Marcus Modesto
- 10 de jan.
- 2 min de leitura
Volta Redonda – A recém-criada Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SMPDA) já iniciou suas atividades e anunciou projetos importantes para a cidade, como a implantação da chipagem de pets e a construção de um Hospital Veterinário no bairro Rústico. Sob a gestão do secretário Paulo Roberto, conhecido como Paulinho AP, a pasta também será responsável pelo Zoológico Municipal (Zoo-VR).
O Hospital Veterinário, com quase 800m² de área construída em um terreno de 3,5 mil metros quadrados, contará com consultórios, laboratório, ambulatório, salas de cirurgia, tratamento para doenças infecciosas, gatil e canil. A unidade terá capacidade para atender Volta Redonda e cidades vizinhas, sendo um investimento superior a R$ 3,6 milhões com licitação conduzida pelo Governo do Estado e fiscalização da prefeitura.
Paulinho AP destacou o compromisso com a qualidade do atendimento:
“Visitamos hospitais de referência para assegurar um padrão de excelência no serviço em Volta Redonda. O acompanhamento contínuo das obras será essencial para garantir um espaço adequado ao cuidado animal.”
Além disso, o secretário acompanhará a reforma do Zoo-VR, cuja licitação está prevista para o próximo mês.
Chipagem de Animais
Entre as primeiras ações da SMPDA está o mapeamento da população animal do município e a revisão de cadastros existentes. O processo de chipagem será implementado para controlar a população de animais, facilitar o acesso a serviços públicos e aumentar a segurança para os tutores.
A secretaria também busca fortalecer parcerias com ONGs, cuidadores e órgãos especializados, promovendo uma rede integrada de proteção animal na região. “O diálogo com essas entidades é fundamental para entender as necessidades e criar políticas públicas eficientes”, enfatizou Paulinho AP.
Com esses projetos, Volta Redonda se posiciona como referência no cuidado e proteção animal no Médio Paraíba.

Comentários