top of page
Buscar

Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho conquistam prêmios no Festival de Cannes com “O Agente Secreto”

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • há 5 horas
  • 1 min de leitura

O cinema brasileiro brilhou no Festival de Cannes neste sábado (24). O ator Wagner Moura foi consagrado como melhor ator e o diretor Kleber Mendonça Filho levou o prêmio de melhor direção, ambos pela produção “O Agente Secreto”, que também venceu o Prêmio da Crítica na Seleção Oficial, concedido pela Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci).


O cineasta pernambucano subiu ao palco para receber o troféu de Moura, consagrando o reconhecimento internacional do filme e de sua direção. Segundo o júri, a obra foi escolhida por ser “um filme com uma generosidade novelística e épica, que permite digressões, humor e personagens complexos, evocando uma história rica, estranha e profundamente perturbadora de corrupção e opressão”.


A trama de “O Agente Secreto” se passa no Brasil de 1977, em pleno regime militar, e acompanha Marcelo (interpretado por Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna a Recife, sua cidade natal, buscando paz em meio ao caos político e social do país. Inspirado em filmes como o vencedor do Oscar “Ainda Estou Aqui”, o longa mergulha na tensão e nos dilemas de uma sociedade sufocada pela ditadura.


O elenco reúne grandes nomes, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa, Hermila Guedes e o veterano ator alemão Udo Kier, que já trabalhou com Mendonça Filho em “Bacurau” (2019).


Com essa conquista, Kleber Mendonça Filho consolida sua trajetória como um dos cineastas mais relevantes do cenário internacional, reafirmando a potência do cinema brasileiro em retratar, com coragem e sensibilidade, os dramas e contradições da própria história.


 
 
 

Commentaires


bottom of page