Zambelli em Roma: o fim de um roteiro farsesco?
A prisão da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) em Roma não é apenas mais um capítulo de um enredo político que beira o tragicômico — é o reflexo de como parte da elite bolsonarista subestimou a força das instituições brasileiras e a memória da história recente. A tentativa de se refugiar na Europa, como se estivesse acima da lei, mostra não só desespero, mas também o esgotamento de uma narrativa construída em cima da mentira, do populismo autoritário e do flerte constante com o golpismo.
Zambelli, condenada a 10 anos de prisão por sua participação em atos antidemocráticos, agora enfrenta um processo de extradição que pode levar meses, até um ano. Mas o que importa, nesse momento, é o simbolismo do episódio: uma parlamentar que se dizia patriota, que empunhava armas em nome de um suposto “bem maior”, agora apela à burocracia italiana para escapar da Justiça brasileira. A “musa da liberdade” termina algemada em solo estrangeiro.
A situação da deputada lembra o caso de Henrique Pizzolato, outro personagem que tentou driblar a Justiça brasileira com base em artifícios legais na Itália. Mas o cenário atual tem um peso ainda mais grave: Zambelli não é apenas uma condenada — é uma figura central em um movimento que tentou sabotar as instituições democráticas do país. Sua detenção é um recado direto àqueles que ainda flertam com o extremismo e acreditam que basta um passaporte para escapar das consequências.
A extradição, agora, depende do governo italiano. E aí entra a política. É possível que o processo se arraste, como ocorreu em outros casos. Mas a prisão em Roma já indica que as autoridades europeias não estão dispostas a proteger fugitivos travestidos de parlamentares perseguidos. Zambelli não é uma exilada política — é uma condenada pela Justiça, com decisão do Supremo Tribunal Federal, cuja credibilidade, gostem ou não seus detratores, tem respaldo internacional.
Mais do que um embate jurídico, o caso expõe a falência moral de um projeto de poder que apostou na desinformação, na violência simbólica e no desprezo pelas leis. Quem antes gritava “STF é uma vergonha” agora recorre aos direitos garantidos por esse mesmo tribunal para tentar se defender fora do país. A hipocrisia não tem mais como ser disfarçada.
O que resta a Carla Zambelli, agora, é esperar. E ao Brasil, acompanhar — não com sede de vingança, mas com a responsabilidade de entender que o combate ao autoritarismo não termina com uma prisão. Termina quando figuras como ela deixam de representar parte significativa da política nacional. Até lá, a Justiça — essa mesma tão atacada por Zambelli e seus aliados — segue fazendo seu papel.
A prisão da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) em Roma não é apenas mais um capítulo de um enredo político que beira o tragicômico — é o reflexo de como parte da elite bolsonarista subestimou a força das instituições brasileiras e a memória da história recente. A tentativa de se refugiar na Europa, como se estivesse acima da lei, mostra não só desespero, mas também o esgotamento de uma narrativa construída em cima da mentira, do populismo autoritário e do flerte constante com o golpismo.
Zambelli, condenada a 10 anos de prisão por sua participação em atos antidemocráticos, agora enfrenta um processo de extradição que pode levar meses, até um ano. Mas o que importa, nesse momento, é o simbolismo do episódio: uma parlamentar que se dizia patriota, que empunhava armas em nome de um suposto “bem maior”, agora apela à burocracia italiana para escapar da Justiça brasileira. A “musa da liberdade” termina algemada em solo estrangeiro.
A situação da deputada lembra o caso de Henrique Pizzolato, outro personagem que tentou driblar a Justiça brasileira com base em artifícios legais na Itália. Mas o cenário atual tem um peso ainda mais grave: Zambelli não é apenas uma condenada — é uma figura central em um movimento que tentou sabotar as instituições democráticas do país. Sua detenção é um recado direto àqueles que ainda flertam com o extremismo e acreditam que basta um passaporte para escapar das consequências.
A extradição, agora, depende do governo italiano. E aí entra a política. É possível que o processo se arraste, como ocorreu em outros casos. Mas a prisão em Roma já indica que as autoridades europeias não estão dispostas a proteger fugitivos travestidos de parlamentares perseguidos. Zambelli não é uma exilada política — é uma condenada pela Justiça, com decisão do Supremo Tribunal Federal, cuja credibilidade, gostem ou não seus detratores, tem respaldo internacional.
Mais do que um embate jurídico, o caso expõe a falência moral de um projeto de poder que apostou na desinformação, na violência simbólica e no desprezo pelas leis. Quem antes gritava “STF é uma vergonha” agora recorre aos direitos garantidos por esse mesmo tribunal para tentar se defender fora do país. A hipocrisia não tem mais como ser disfarçada.
O que resta a Carla Zambelli, agora, é esperar. E ao Brasil, acompanhar — não com sede de vingança, mas com a responsabilidade de entender que o combate ao autoritarismo não termina com uma prisão. Termina quando figuras como ela deixam de representar parte significativa da política nacional. Até lá, a Justiça — essa mesma tão atacada por Zambelli e seus aliados — segue fazendo seu papel.




Comentários