Leão XIV é entronizado e inicia pontificado com apelo por unidade e justiça social
- Marcus Modesto
- há 4 dias
- 2 min de leitura
A Igreja Católica deu início oficial neste domingo (18) ao pontificado de Leão XIV, durante uma missa solene celebrada na Basílica e na Praça de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia, marcada por simbolismo e mensagens de forte cunho social, reuniu dezenas de milhares de fiéis e líderes de diversos países. A informação é do portal g1.
O novo papa chegou à Praça de São Pedro em papamóvel aberto, acenando à multidão e abençoando crianças antes do início da celebração. Aos gritos de “Viva il Papa” e “Papa Leone”, fiéis de diferentes nacionalidades, inclusive com bandeiras dos Estados Unidos e do Peru — países com os quais o pontífice tem vínculos —, saudaram o primeiro papa norte-americano da história.
Na homilia, Leão XIV destacou a necessidade de união dentro da Igreja e criticou sistemas que perpetuam desigualdade social e destruição ambiental. “Ainda vemos demasiado dano e discórdia causadas pelo ódio por um paradigma humano que explora os recursos da terra e marginaliza os pobres”, afirmou, pedindo que a Igreja seja “um pequeno fermento de esperança e unidade”.
Durante a celebração, o novo pontífice recebeu o Pálio e o Anel do Pescador — símbolos de seu ministério — e optou por não utilizar o trono papal tradicional, reforçando sua postura mais simples. Ele também fez orações diante da tumba de São Pedro, em gesto de conexão com as origens do cristianismo.
A missa teve orações em diversos idiomas — incluindo português, latim, chinês e árabe —, refletindo a pluralidade dos mais de 1,4 bilhão de católicos no mundo. Foi o maior evento no Vaticano desde o funeral do papa emérito Francisco, em abril.
Entre os líderes presentes estavam o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, o vice-presidente dos EUA, JD Vance, além de representantes de vários continentes. A cerimônia contou ainda com membros da realeza europeia, como o rei Felipe VI e a rainha Letizia, da Espanha.
Leão XIV foi eleito em 8 de maio, após um conclave de menos de 24 horas. Desde então, tem enfatizado sua disposição para o diálogo e a promoção da paz. “A paz esteja com todos vocês”, foram suas primeiras palavras ao se apresentar ao público na sacada da Basílica de São Pedro. Recentemente, colocou o Vaticano à disposição como mediador de conflitos, afirmando que “a guerra nunca é inevitável”.
Nascido em Chicago, Robert Francis Prevost tem 69 anos, pertence à ordem dos agostinianos e é considerado progressista. Missionário por décadas no Peru, onde trabalhou com comunidades pobres e se tornou bispo de Chiclayo em 2015, o novo papa também possui cidadania peruana.
Sua eleição representa simbolicamente uma ponte entre o Norte e o Sul globais, e seu pontificado deve ser marcado por ênfase na justiça social, reconciliação e diálogo inter-religioso — temas centrais diante dos desafios contemporâneos da Igreja e do mundo.

Comments