top of page
Buscar

Volta Redonda sedia a 19ª Primavera dos Museus com debates sobre mudanças climáticas

  • Foto do escritor: Marcus Modesto
    Marcus Modesto
  • 20 de set.
  • 2 min de leitura

Volta Redonda será palco da 19ª edição da Primavera dos Museus, entre os dias 22 e 26 de setembro, no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com apoio do Ministério da Cultura, e terá como tema “Museus e Mudanças Climáticas”.


Durante a semana, a programação contará com debates, sessões de cinema, oficinas e seminários. A abertura acontece na segunda-feira (22), às 19h, com o Cine Zumbi, que exibirá o filme “Abraço de Maré”, seguido de um debate sobre “O Racismo Ambiental e o Papel da Cultura no Enfrentamento da Crise”, com Thaynara Nascimento, Douglas Lucas e Pai Sid Soares.


Na terça-feira (23), haverá oficina de colagem às 9h e, em seguida, uma mesa de debate sobre “Qual o papel da arte no enfrentamento das mudanças climáticas?”, com participação de Luma Petriz e Thaynara Nascimento.


A quarta-feira (24), às 13h, será dedicada ao seminário “Por uma educação antirracista e por justiça climática”. Já na quinta-feira (25), às 8h, ocorre nova exibição do filme “Abraço de Maré”, acompanhada do debate “Racismo Ambiental e o Papel da Justiça”, com a presença da Drª. Nelise Expedito e Thaynara Nascimento.


O encerramento, na sexta-feira (26), terá a exibição do curta-metragem “Benedita”, de Lane Lopes, produzido em Volta Redonda com recursos da Lei Paulo Gustavo, em duas sessões: 8h e 10h30. Após as sessões, haverá debate sobre “Mulheres negras no chão da fábrica”, com Aline de Oliveira Rodrigues.


O secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, destacou a relevância da participação da cidade em uma agenda nacional:

— É um orgulho para Volta Redonda estar inserida em um evento que acontece simultaneamente em todo o país. Montamos uma programação que dialoga com a temática proposta pelo Ministério da Cultura, incluindo uma produção local financiada pela Lei Paulo Gustavo, que reforça a força do audiovisual da nossa cidade — afirmou.

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page